O jogo "a caixa mágica" exige uma série de regras que devem ser respeitadas para não estragar a lógica da brincadeira. Para Piaget os jogos que exigem regras são feitos para satisfazer determinada idade da infância e para estimular a criança a superar esta etapa e seguir em diante. Ele denomina esta etapa como pré-operatóorio, nesta fase a criança tem a capacidade de substituir um objeto ou um acontecimento por uma representação, e estta substituição é possivel pela função simbólica.
A criança neste estágio:
É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.
Não aceita a idéia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês").
Já pode agir por simulação, "como se".
Possui percepção global sem discriminar detalhes.
Deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.
Para ele, a importância do jogo de regras, é que quando a criança aprende a lidar com a delimitação, no espaço, no tempo, no tipo de atividade válida, o que pode e o que não pode fazer, garante-se uma certa regularidade que organiza a ação tornando-a orgânica.
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